sexta-feira, 7 de maio de 2010

Tu és Verão

"Lembrar de você me aquece: É feito um pé de Sol que eu cultivo na memória."
    
Ana Jácomo
    
Um manto gélido e branco desenrola-se sobre a relva resfriada, cobrindo-a com um cobertor ausente de calor. O manto desdobra sobre a relva sonolenta a cor pálida do Inverno, estendendo uma calmaria inebriante. O Outono outrora costurou um vasto tapete avermelhado e amarelo envelhecido com as folhas que despencavam pausadamente das árvores, arrematando a costura com as flores murchas de vida. O Inverno agora tece um xale de lã com os fios da geada, adornando com brancura os ombros da tarde. A neve cai vagarosa e delicadamente, um passo de balé clássico ensaiado por horas a fio com esmero. A neve agasalha as árvores desnudas. Os galhos secos e imóveis acompanham atônitos os passos de balé. O Inverno veste a tarde taciturna, envolvendo-a em solidão. Uma cortina de névoa embaça ainda mais a paisagem acinzentada. O céu tem um matiz azul esmaecido, borrado com nuvens de caramelo, o Sol dorme diminuto debruçado numa dessas nuvens. Uma linha de chocolate delineia o horizonte, escorrendo pelo céu e mesclando-se ao azul esmaecido, fazendo-o uma aquarela de tons amarronzados - nuanças cor de canela, café, açúcar mascavo. Cores deliciosamente tristes. O Inverno colore a tarde solitária com suas cores encardidas.
Gotas de tristeza borrifam meu olhar, escapando-as e inundando a face. E antes que um manto de solidão desenrole-se sobre minha alma, cobrindo-a com um grosso cobertor de melancolia, desdobrando no peito o peso da tua ausência, estendendo em mim saudade, eu fecho os olhos e nevo lembranças agasalhando a memória com ternas recordações. Eu me visto do que fomos envolvendo-me de passados. Lembrar de ti é semear um Sol em mim, derretendo o Inverno que carrego. Quando nevo lembranças tuas, nevo um Sol que arde, resplandece, vibra, ofusca a memória. Lembrar de ti é cultivar um jardim de Verão, florescendo sóis. Quando nevo lembranças tuas, nevo um Verão que aquece a memória.
Tu és muda de Verão que plantei na memória para colher Sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dance com as palavras!